Um bom Ano e o Chateau la Canorgue

Um bom EnoFriend não é só sobre beber vinhos. Existe toda uma gama de oportunidades nas quais o vinho está presente. Tanto como um grato coadjuvante ou, vez que outra, como um competente protagonista.

Assim, além de falar sobre os vinhos que aparecem pelo meu caminho, pretendo trazer histórias de livros, filmes, ou qualquer outra forma de expressão que possa se mostrar relevante.

Tempos atrás foi lançado o filme “Um bom ano” (A Good Year), no qual um broker da bolsa de Londres herda um Chateau na Provence e na viagem que faz ao lugar para acertar a papelada e vendê-lo, acaba se descobrindo apaixonado pela região e suas peculiaridades.


Achei os lugares onde o filme foi gravado sensacionais, os vinhedos ficam próximos à cidade de Bonnieux, no Chateau la Canorgue e integram a Appellation Côtes du Luberon. Segundo seu vigneron, os vinhedos são cultivados sem qualquer produto químico ou sintético, apenas produtos naturais e lots of hard work.


De fato, não sabia da existência desse chateau, apesar de descobrir que possui muito boas reviews dos seus Blanc Marsanne 2007 e Syrah 2005. Além dessas duas, são também cultivadas as cepas Grenache, Mourvèdre, Merlot, Cabernet Sauvignon, Roussane, Viognier e Rolle.

É sem dúvida um filme divertido, tendo a produção de vinhos como um belo pano de fundo.

4 comentários:

Diego disse...

Baita filme, grandes paisagens. Agora só falta provar esse Shiraz.

Te prepara que tô levando um Tannat 1998 aqui do Uruguai. Locura!

Abraços

Eric disse...

O filme é realmente sensacional. Não sou um amante de vinhos, muito menos um grande conhecedor, mas este filme chamou minha atenção e me fez ficar grudado na TV durante sua duração.

O enredo, que a primeira vista parece ser pouco para sustentar um filme, se desenvolve de maneira surpreendente e as belas paisagens completam o filme.

Terminei a sessão querendo tomar uma bela taça de vinho.

Marco Mascarello disse...

Patetija,

Já tava querendo saber desse Tannat, agora, depois do post no Destemperados, a coisa ficou grave...

Eric,

O enredo vai ganhando força com filme mesmo, gosto muito da riqueza de detalhes das cenas e dos flashbacks com o Tio, sempre com um vinho.

Abraços

Guilherme e Gustavo cunha disse...

A cerca de um ano, eu e meus dois filhos fomos a França, mais precisamente a Riviera. Antes de viajar, li todos os livros do autor Peter miles,que originou o filme Um ano bom.
Nos adoramos o passeio e tivemos oportunidade de conhecer as pequenas e antigas cidade do Luberon. Na cidade de Menerbes o autor reside.

Guilherme e Gustavo Cunha - Icarai - Niteroi - RJ
















franca, mais precisamente a